Quem sou eu

Minha foto
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina. Mãe da Anita e da Luísa.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

como ensinar seu bebê a ler III


Com a correria dos últimos meses ainda está difícil conseguir criar uma rotina para os exercícios de leitura. No tempinho que sobra para brincar "só" com a Anita eu procuro ir para a área externa da casa, onde ela aproveita mais. Foi então que tive a idéia de comprar giz, pensando em desenhar com ela no chão. E não é que o nosso balcão acabou virando uma maravilhosa lousa? Achei que dá pra ir brincando de ensinar por ali, enquanto não me organizo melhor com as plaquinhas. Ela tem se divertido bastante e eu tenho a impressão de que ela já aprendeu aquelas palavrinhas do balcão. Vou trocá-las esta semana.
Aproveitei o giz colorido para começar a ensinar as cores. Antes, eu havia escrito o nome da cor na sua própria cor, mas depois de ler as sugestões do blog da A. Julia, acabei mudando um pouquinho. Continuei escrevendo os nomes, mas ao lado desenhei um quadrado e pintei com a cor certa. Ela sugeriu que primeiro fossem ensinadas as cores primárias, mas achei que não tem problema colocar todas as que vem na caixa.
Logo quero começar as brincadeiras com a pequena. Ela esta cada dia mais linda e esperta. Comecei a colocá-la de bruços, todo dia um pouco. Essa semana ainda vou trazer o chiqueirinho para a sala pra ela ficar mais soltinha.

8 comentários:

Mariana disse...

Ai, que lindeza! Muito fofa esta foto!
Achei legal a idéia de ensiná-la a ler usando o giz. Ficou prático para o momento.
As minhas duas sobrinhas estão lindas. Parabéns, Gi!

Ana Júlia disse...

Gisele, adorei esse post. Acho que poderia compartilhá-lo com mais pessoas. Gostaria de colocar um Link no meu Blog, indicando essa postagem. Pode? Não vou reproduzir nada, não. É só o Link. E outra coisa, poderia usar essa imagem como Link? Se não puder, gostaria que me sugerisse alguma outra imagem do seu Blog, para representar essa postagem. Aguardo sua resposta.
Um abraço!!!

Ana Júlia disse...

(continuação)

Ah,sim, é claro que eu colocaria a imagem em tamanho bem reduzido, para não estragar a "surpresa" do seu Blog. Ou seja, quem quiser visualizar com detalhes, terá de acessar seu blog.
Abraços

Ana Júlia disse...

Pois, é, Gisele. Coloquei a foto em tamanho reduzido, mas não ficou bom. Não estava chamando atenção. Então tomei a liberdade de postá-la em tamanho médio. Essa foto está lindíssima, e uma imagem vale mais que mil palavras. Espero que não se importe. Obrigada mais uma vez.

Marcelo Bayma disse...

Linda foto!
Se você está com dificuldade para fazer os cartões de palavras, faça contato com a Kátia Xavier, do www.aletramentomaterno.org
Ela tem experiência em fazer as plaquinhas no tamanho certo para cada idade e pode vender-lhe um kit completo, feito sob medida!
Boa sorte, Marcelo (de Brasília).

Gisele Fabbris disse...

Marcelo, adorei a sugestão. Fiquei ainda mais empolgada em ensinar as meninas. O material, eu já confeccionei 50 palavras, mas como ganhei outro bebê logo em seguida, acabei não conseguindo ainda me organizar com os horários. Mas agora pretendo dar início com certeza!
Obrigada!!

Gisele Fabbris disse...

A. Júlia, sua iniciativa me deixou muito feliz. Senti que estou no caminho certo.
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá! Desculpe o atrevimento de mandar o mail para tirar uma dúvida, mas é porque continuo com a mesma. Consegui comprar o livrodo Glenn Doman, porem emprestei para meu primo e o danado perdeu, só que até onde li e juntamente com seu blog que é perfeito, consegui captar a idéia geral, minhafilha vai nascer em abril, e sei que devo estimular visualmente nos 3 primeiros meses e após isso começar com os cartões, mas minha dúvida é se devo inicialmente ilustar as palavras com gravuras ou ñão ? Por exemplo ao mostrar a palavra nariz devo tocar o nariz dela, ou quando mostrar a palavra cachorro devo mostrar a imagem de um cachorro ou se devo apenas falar a palavra ? Quando devo ilustrar as palavras ? Quando devo começar a repetir as palavras e esperar que ela comece a dar respostas que entendeu a palavra, por exemplo ao falar a palavra nariz quando énormal ela tocar no nariz paramostrar que entendeu o que é nariz ? Agradeço muito sua ajuda e desculpe o aborrecimento! Obrigado
Carlos Excalibur
Mossoró - RN
Carlosexcalibur@hotmail.com